Prontidão para a aprendizagem a partir de situações matemáticas práticas que desenvolvam o letramento matemático, definido como as competências de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas.
matematica
As atividades pedagógicas práticas foram elaboradas a partir das UNIDADES TEMÁTICAS da Base Nacional Comum Curricular:

Números: Desenvolver o pensamento numérico, que implica o conhecimento de maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades.

Álgebra: Desenvolver o pensamento algébrico, que é essencial para utilizar modelos matemáticos na compreensão, representação e análise de relações quantitativas de grandezas e, também, de situações e estruturas matemáticas, fazendo uso de letras e outros símbolos.
Geometria: Desenvolver o pensamento geométrico, que implica no conhecimento da posição e deslocamentos no espaço, das formas e relações entre elementos de figuras planas e espaciais que é necessário para investigar propriedades, fazer conjecturas e produzir argumentos geométricos convincentes.

Grandezas e Medidas: estudo das medidas e das relações entre elas – ou seja, das relações métricas para a consolidação e ampliação da noção de número, a aplicação de noções geométricas e a construção do pensamento algébrico.

Probabilidade e Estatística: Desenvolvimento de habilidades para coletar, organizar, representar, interpretar e analisar dados em uma variedade de contextos utilizando conceitos, representações e índices estatísticos para descrever, explicar e predizer fenômenos.

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