Ganhos da robótica para os alunos

Nesta jornada para conhecer mais sobre a robótica educacional, vamos continuar a nossa conversa com Maurício Ribeiro Gomes, professor de Matemática e Física de escolas das redes pública e privada. Neste novo post, ele fala sobre a robótica aplicada às atividades curriculares e extracurriculares e dos ganhos que a solução traz para os alunos. Confira abaixo!

Robótica aplicada às atividades curriculares

A aplicação curricular da robótica é muito interessante. Hoje, no currículo, a gente tem diversas aplicações da robótica educacional. Mas, antes falar da robótica, a gente precisa pensar um pouco esse currículo. Esse currículo social, científico. Hoje, o mundo discute cidades inteligentes, internet das coisas, pensamento computacional. Então, é preciso entender como esse currículo atende essas demandas modernas, atende uma juventude, uma sociedade absolutamente conectada.

Pode-se discutir a robótica educacional no velho currículo e nas demandas curriculares. A sociedade e as ciências humanas continuam sendo muito importantes e modernas. Em grandes economias, há uma discussão moderna de quem quer, realmente, se desenvolver plenamente como país, como Nação.

Então, pensar em uma filosofia aplicada, pensar em elementos concretos como resolução de conflitos, como meio ambiente, pensar as ciências biológicas, a biotecnologia, a bioeconomia, todos esses elementos que deverão aparecer como itens curriculares nos próximos anos, a robótica é capaz de atender.

Quando se pensa ou fala de pensamento computacional, da possibilidade de identificação de padrões, de trabalhar criando algoritmos, construindo modelos, colhendo dados e, principalmente, analisando estes dados, a gente está falando na própria dinâmica de uma aula de robótica.

Seja no currículo mais tradicional ou no mais moderno, a robótica educacional vai atender necessariamente porque é uma forma de pensar, uma forma de atuar e, principalmente, uma forma de criar uma cultura de inovação, de adaptação curricular nesta nova sociedade.

Atividades extracurriculares

Podemos também pensar nas atividades extracurriculares. Hoje, temos um número crescente de grupos e de clubes atuando na Olimpíada Brasileira de Robótica, que é um evento lindíssimo, no qual existe uma parceria público e privada, entre nós e escolas, treinando os alunos. É uma filosofia de competição pautada na boa competição, na colaboração, em um ambiente muito rico, sem atritos entre alunos. Cada um tem que resolver o seu problema da melhor forma, independente do outro.

E como atividade extracurricular, a robótica também avança para campeonatos locais, estaduais, nacionais e até internacionais. Então, temos o viés curricular, mas também um extracurricular que avança muito em nosso país.

Ganhos para os alunos

Os ganhos da robótica educacional são muito grandes. Eu poderia ficar falando aqui por muito tempo. Como professor de robótica, gosto, de vez em quando, de colocar uma pedra no sapato do meu aluno.

Quando o robô dele está funcionando, quando está tudo funcionando de forma correta, e ele está absolutamente na sua zona de conforto, proponho um desafio que precisa pensar computacionalmente, e por vezes, mecanicamente, como vai resolver, discutindo com o grupo. Por vezes, a gente submete o aluno até um certo estresse totalmente controlado para ele resolver os seus problemas.

Então, isso é um pouco dos ganhos que a robótica traz. Ou seja, o tempo todo a gente tem a possibilidade de tirar o aluno da zona de conforto, sem testes e sem provas, e colocá-lo para encaminhar o seu raciocínio coletivamente. Ela traz muitos ganhos, como aprender a pensar, a viver socialmente, aprender a ter que tomar uma decisão certa ou errada, e perceber o erro e as consequências imediatas da sua tomada de decisão.

A robótica traz para o aluno um comportamento que pode ser extrapolado para um comportamento profissional até. A gente pode falar nos ganhos com a família, da possibilidade que se tem com a robótica educacional de sinalizar um comportamento positivo e, por vezes, negativo, uma frustração excessiva, um gosto demasiado pela competição.

Então, são elementos do comportamento humano que a gente consegue captar em um simples aula de robótica, sempre reforçando, desde que haja metodologia, qualidade dos elementos, dos objetos, qualidade na tarefa. Por isso, os ganhos da robótica são bastantes consistentes e cada vez evoluem mais.

Júlio Santos

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